Debatendo os pensadores da Escola de Frankfurt nos dias de hoje - Habermas, Korkheimer, Marcuse, McLuhan e Benjamin

Aula - Dia 28/08/2018


Parte 1) Rodada de discussão sobre as resenhas realizadas pelos alunos.
-  McLuhan – Meio é a mensagem: meio é o conteúdo, conteúdo é outro meio, é contínuo esse processo. Continuum de meios, se transformam e dão seguimento. Conceito é que o tipo de comunicação que cabe nesse meio também é formatado pelo meio. Discussão a respeito da transformação dos meios, caso das grandes empresas de comunicação: Grupo Abril, Estadão, New York Times. Transição de modelo de negócios, mudança de paradigma. É um para muitos - > muitos para muitos. Jornalistas não foram preparados, por isso a reinvenção, como por exemplo, a televisão. Mercado ativo e mutante. Uma tecnologia quando surge, sucumbe a anterior. Meio quente são tecnologias que nos envolvem.
- Horkheimer – Eclipse da Razão: razão subjetiva. Organizam os fatos de acordo com os interesses ideológicos, apresentação é feita de forma racional, mas o filtro utilizado é totalmente subjetivo: marketing, interesses, ética. Relação com McLuhan com o meio, atualizar para a internet. Ideia de que a informação não é enviesada é uma fraude, busca-se a objetividade mas existem níveis em que não é possível. Objetividade é subjetiva, como na subjetividade tem uma questão educacional, o despreparo em relação aos outros, reflete o nível socioeconômico do país.  Discussão sobre instagram e facebook: conceito de ter diferentes personas, internet abre essa possibilidade para todos.
- Habermas – Razão comunicativa: acredita que os sujeitos atuam em reciprocidade através da busca do consenso, duas filosofias: consciência e comunicação. Propõe o paradigma da racionalidade comunicativa: parte da argumentação para chegar nos consensos. Ponte com a educação: a brasileira não é treinada para grandes argumentos, para a competitividade, tampouco para a quarta revolução industrial. Pessoas precisam ser preparadas para lidar com o contraditório, se não vira discurso de ódio.
- Marcuse – Dimensão Estética: emancipação através da arte, das pessoas serem sujeito. Discussão sobre a sexualidade na escola. Quanto não se aceita a emancipação dentro das escolas, admitir que adolescentes são sujeitos e ter poder de decisão. Contrapõe à visão marxista que toda arte precisa ser política.
- Benjamin – Obra de Arte na Era da sua reprodutibilidade técnica: discussão sobre a aura da obra de arte, do olhar bastante condicionado ao objeto de arte. Sobre o olhar dele sobre o cinema e a fotografia como o fracasso da reprodutibilidade. Propõe que ao atingir esse fracasso do padrão de autenticidade na reprodução de arte, altera-se sua função social.
Reflexão sobre o papel massivo das mídias estão em cheque, além da crise dos partidos políticos. A mídia tem seu modelo econômico já cristalizado, precisa se reinventar, não sustenta o modelo de poder atual e não vai diminuir essa questão da polarização. Discussão sobre as “bolhas” sociais, relação com o que McLuhan chamou de tribos. Caráter revolucionário da internet, da oportunidade de dar vozes para minorias. Políticas fomentadoras de diversidade.  
Parte 2) Aula 4Brasilina Passareli
Video: future learning – mini documentar: ausência do professor + utilização da internet = alunos podem aprender qualquer coisa; Professor Sugata Mitra; Discussão sobre os games.
Millenium Project: resultado de pesquisa com educadores e futuristas do mundo inteiro – perspectiva da educação ser inteira a distância, professor como mediador, ideia de ensinar cada vez mais gameficado, profissões vão se reinventar muito rápido.
Catatonia paradigmática: reinventar o modelo da escola.

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