Relatoria: aula 18/09




Relatoria da aula 18/09/2018

A aula foi dividida em dois blocos:
1.  Apresentação da Escola do Futuro e seus principais projetos pela professora Brasilina;
2.      Debater, levantar dúvidas e sugestões sobre as resenhas da última aula externa feitas pelos alunos.

1.    Apresentação da Escola do Futuro e seus principais projetos pela professora Brasilina:
- Escola do Futuro é um núcleo de pesquisa, ensino e extensão voltado ao desenvolvimento, avaliação e discussão de diferentes estratégias de educação e surgiu com a preocupação com os impactos que as TIC poderiam causar na ecologia das salas de aula. No surgimento da Escola as TIC eram baseadas apenas em multimídia e hipertexto. Hoje ela continua a entender os seus impactos, porém voltada para Internet of Things (IoT), Big Date e Inteligência Artificial (IA). Recentemente sofreu mudança de espaços e está localizada no Centro de Difusão Internacional da USP.
- DNA da Escola do Futuro (trabalha com 4 vertentes):
1.      Pesquisa-ação;
2.      Formação de capital humano;
3.      Laboratórios compartilhados/EdTech;
4.      Observatório da Cultura Digital;

1.      Pesquisa-ação
Para educação aberta ou formal: criar algum contexto de intervenção nas escolas;
Exemplos de projeto:
- Replantando raízes por uma vida melhor – parceria da Adene com a Escola do Futuro: utilizou estratégias de EAD; Aconteceu no começo da internet comercial, mas o projeto não a utilizava. Criaram inúmeras cartilhas e programas de rádio com vários quadros informativos (novelas) sobre quatro áreas: cuidado dos animais, água, solo e organização para o trabalho. As cartilhas foram distribuídas e os programas de rádio foram ao ar em várias cidades do sertão nordestino por 2 anos para os sertanejos aprenderem a se adaptar a seca do Nordeste. Foi mostrado o vídeo do programa; O tempo de audiência dos sertanejos foi o equivalente a 205 partidas de futebol ao longo de um ano. O projeto teve grande sucesso.

- Tô ligado:
-         Sobre: gamificação; metodologias ativas; protagonismo;
-         Três encontros presenciais: gincanas de gamificação.

- Acessasp:
-         Sobre: Inclusão digital e Tecnologia social;
-         Maior programa da América Latina de inclusão digital;
-         Formação de 1211 monitores.

- EntreMeios
-         Sobre: Games na educação e M.I.L só para professores;
-         Criar games para o conteúdo das disciplinas;
-         Motivar e emergir os professores no uso de tecnologias.

- Tonomundo:
-         Contemporâneo e parecido com o projeto “Tô ligado”;

2.      Edtech/laboratórios compartilhados
            As empresas entram com os dispositivos e a escola do futuro entra com as formas de utilização dos equipamentos na educação;

2.      Debater, levantar dúvidas e sugestões sobre as resenhas da última aula externa feitas pelos alunos.
-         O próprio meio fornecendo as informações. O quanto o meio exige de você?
-         Importante ver o contexto do momento em que vários dados são coletadas para compreender os fenômenos;
-         Modernidade x contemporaneidade;
-         Etnografia virtual das redes (Latour).

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