Relatoria - Aula 3


Relatoria - Aula 3


Imagem disponível em: https://pixabay.com/illustrations/paper-messy-notes-abstract-3033204/ Acesso em: 12 set. 2019



Por Barbara Endo     

 Durante a aula do dia 10/09/2019, primeiramente foram apresentadas as resenhas, as quais foram produzidas a partir do texto de McLuhan “Os meios de comunicação como extensões do homem”.           Cada resenha abordou um ponto específico da obra e trouxe à discussão fatos como a perda das vivências cotidianas para apenas reporta-las, as diferentes percepções e relações de trabalho, os gadgets cada vez mais potentes e a questão do uso excessivo dos aparatos tecnológicos. 
    Comentou-se também a respeito da lógica que ultrapassa a análise de conteúdo, isto é, a mensagem não é considerada o mais importante na relação entre os meios e as pessoas.
       Diante desse contexto, também refletiu-se a respeito da inconstância das teorias da comunicação e sobre como o autor adiantou questões atuais como o hibridismo dos meios, a dependência tecnológica e as “prisões sem muros” da atualidade.
   A professora comentou ainda sobre a midiatização, suas consequências naturalizadas e as tendências para o futuro da relação entre o compartilhamento de informações.
    Num segundo momento, exibiu-se o documentário “Future of Education Essay”, que mostrou novas perspectivas de ensino-aprendizagem com metodologias distintas e a incorporação de tecnologias digitais que permitem o protagonismo dos alunos e alteração do papel de “professor tutor” para “professor mediador”. O documentário abordou também a questão de que é importante para os estudantes lerem e compreenderem as situações, explorarem fontes de informação (pesquisa) e superarem as crenças limitantes que os impedem de agir. 
  Além disso, foram observados os resultados da pesquisa “The Millenium Project Learning Theories” com perspectivas para a educação em 2030 e 2050.
   Ao final, questões básicas da disciplina (calendário, relatorias, bibliografia, blog, projeto final e texto coletivo) foram apresentadas para a nova aluna, a mestranda Roberta Soledade.

Comentários