Relatoria Aula 12/11 - Orientação de texto coletivo

Imagem disponível em: https://pixabay.com/photos/team-team-building-success-computer-3373638/
Acesso em 19 nov 2019.

Na aula do último dia 12/11, tivemos uma orientação do texto coletivo final.
Apenas duas alunas estavam presentes (Barbara e Elaine). A aluna Ana Cláudia estava apresentando trabalhos no “Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade” e Roberta Soledade estava participando de uma reunião com os pesquisadores do grupo MECOM (Mediações educomunicativas) da qual faz parte, sendo liderado pelo seu orientador de mestrado, o professor doutor Adilson Citelli. Na aula do dia 26/11, ela também não participará da aula por conta de apresentação de trabalho no Ibercom, em Bogotá.

Na primeira onda, além dos autores que já havíamos mencionado, a professora nos orientou a colocar mais a visão de Castells e também falar sobre a principal ferramenta da Web 1.0, o e-mail, hoje quase extinto.

Com relação à segunda onda, fomos orientadas a falar sobre as ferramentas da Web 2.0 como wiki e bate-papo online. Além disso, a professora comentou sobre a capa da revista Time  de 2006 em que a pessoa do ano foi tida como “você”, isto é, o controle que cada internauta possui, deixando de ser apenas um mero consumidor de informações. Outra questão abordada foi a da importância de falar sobre o boom das redes sociais no final desta onda (em meados de 2015).

Sobre a terceira onda, foi esclarecido que já estamos vivenciando, em parte, esse processo com as tecnologias de inteligência artificial de 1ª geração com assistentes virtuais, wi-fi em locais diversos, wearables e outros gadgets inteligentes como relógios, tênis e camisetas. Outro ponto a ser abordado no texto é a questão dos algoritmos e como eles moldam nossas vidas por meio das redes sociais como WhatsApp, Facebook e Instagram. Outro ponto a ser considerado é a questão das tendências para o futuro como o 5G, o transporte feito por drones, o uso de IA para diagnósticos precisos, o Deepfake, indústria 4.0 (automação), a massificação de despreparados, o uso do big data, a guerra pelo monopólio digital e, por fim, as “novas grandes navegações” que serão interespaciais. Alguns autores apontados como referência foram Yuval Harari e Luc Ferry.

Ficou combinado também que o texto teria, em média, quinze páginas e que a introdução falaria sobre o percurso e as reflexões do grupo e o capítulo final dissertaria a respeito do desenvolvimento do jogo. Quanto ao Making Of, a professora sugeriu que este fosse produzido em formato de infográfico. Ao final, todas as orientações foram repassadas via grupo de WhatsApp a fim de serem inseridas no texto colaborativo do grupo.




Comentários