Relatoria 26/11 - Orientação para a produção do trabalho coletivo

Relatoria da aula de 26 de novembro de 2019 - Orientação do trabalho coletivo
Ana Claudia Fernandes Gomes, Barbara Endo e Elaine Silva Rocha

Imagem disponível em: https://pixabay.com/vectors/question-questions-man-head-2519654/ Acesso em: 02 dez. 2019.

      Orientação para a realização do trabalho final de aproveitamento da disciplina: um texto coletivo que contextualiza teoricamente o conceito de “ondas informacionais”, cunhado por Brasilina Passarelli e a criação de um game em plataforma digital, que contém desafios e informações sobre os três períodos de configuração da Internet: web 1.0, web 2.0, web 3.0.
   De forma colaborativa, criamos o texto e o game apresentados à professora, que testou a jogabilidade, fazendo sugestões de adequação de informações e conceitos ao roteiro criado. 
    Além disso, foi produzido também um infográfico, que constitui o making of do processo de aprendizagem da disciplina, e de elaboração do texto coletivo. Nele, mostramos a discussão teórica representada pelo game e as linhas de raciocínio para o encadeamento da argumentação do texto coletivo.
     A seguir, um resumo das orientações recebidas:

Sobre o making of:
  • Modificar no primeiro tópico o título “escola de frankfurt, colocar o Mac Luhan”. Deixar somente a apresentação da disciplina.
  • No tópico de 26/11 acrescentar no título: orientação do trabalho coletivo.
  • Sobre Texto:
  • O título deve contemplar tudo o que foi realizado, inclusive o jogo. A palavra questão não é adequada uma vez que não se trata de um questionamento e sim de uma afirmação. Sugestões: “Web Waves: O jogo das ondas da internet” ou “Web Waves: o jogo das ondas informacionais”.
  • A professora sugeriu deixar a 1ª, 2ª e 3ª ondas como estado da arte e a metodologia do jogo no capítulo Web Waves.
  • Melhorar a introdução do texto, adiantando o que será abordado em cada uma das ondas.
  • Tirar a parte de McLuhan e colocá-lo na primeira onda pois o conteúdo ficou “solto”.
  • Na terceira onda, falar sobre Big Data, IoT e Transhumanismo.

Sobre o jogo: 
  • Sair menos da plataforma Scratch para melhorar a usabilidade.
  • Colocar no desafio do site antigo uma imagem pré-selecionada.
  • Colocar fala gravada no lugar dos balões de texto, pois cansam o jogador.
  • Trazer os conteúdos referentes às ondas de maneira mais simples (questões mais fáceis);
  • Deixar a primeira onda como animação (fazendo um paralelo com o fato de que tudo chegava até o internauta, sem possibilidade de interação).
  • Na segunda onda, colocar as informações no formato Quiz, garantindo a interatividade característica da fase.
  • E, na terceira fase, manter os desafios que saem da plataforma, pois mostram a integração entre diferentes plataformas, bem como a alta interatividade. 

    Após as orientações, juntamente com a professora, refletimos um pouco sobre o curso, avaliamos as orientações e distribuímos as tarefas para a conclusão do trabalho coletivo durante o mês de dezembro. A entrega ficou combinada para o dia 20/12/2019.

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