Relatoria 8 - Aula sobre Inteligência Artificial e o Futuro da Educação - Por Roberta Soledade



Relatoria 8:

Em 08 de outubro de 2019, a professora Brasilina Passarelli iniciou a aula com a discussão sobre o andamento das produções da turma e posterior ajuste no calendário das atividades, discutindo o status do trabalho final da disciplina e sanando as dúvidas dos discentes.

Na sequencia, para introduzir o tema sobre inteligência artificial e o futuro da educação, analisamos as informações trazidas no vídeo How Artificial Intelligence is going to take over education?, o qual descreve as possibilidades da IA transformar as formas de ensino por meio da personalização dos conteúdos (considerando o repertório de cada estudante), e da criação de ambientes escolares imersivos, assistentes virtuais entre outras formas de potencializar o acesso e a aquisição de conteúdos. Mas o vídeo também alerta que a IA pode proporcionar experiências adaptativas de ensino grandiosas, porém, deve ser usada com sabedoria, respeitando a privacidade dos estudantes.
Esse contraponto gerou reflexões sobre a diferença de olhares sobre a IA, na qual a educação aposta na expansão da experiência de aprendizagem, já o mercado considera como uma possibilidade de, por meio do mapeamento do perfil de cada indivíduo, ser potencializado o direcionamento de produtos e serviços, tendo o olhar mercadológico, já presente na realidade circundante.

O segundo material analisado foi a apresentação chamada Global Artificial Intelligence (AI) in Education Market Research and Forecast 2018-2023, produzido pela consultoria OMR (Orion
Market Reaseach) que apresentou uma pesquisa de mercado sobre quais serão as tendencias globais da educação com IA entre 2018 e 2023, os pontos trazidos foram:
- Crescimento do número de programas de aprendizagem adaptativa, jogos e softwares;
- Aumento na tendência do smart learning;
- Demanda por educação personalizada;
- Crescimento da aliança entre fornecedores e instituições;
- Crescimento da adoção dos serviços baseados em cloud.

Em seguida, assistimos ao vídeo Machine Learning: Living in the Age of AI da WIRED, que abordou a IA pelo viés do aprendizado da máquina, o qual, a partir do  cruzamento de informações e do registro de tentativas e erros, os algoritmos vão configurando critérios para fornecer opções autônomas para os humanos. A exemplo, temos os carros e colheitadeiras sem motoristas, os debatedores virtuais entre outros. O que suscitou a discussão sobre as implicações de substituir o humano pela máquina, e o quanto a sociedade ainda não está preparada para lidar com essa possibilidade.

Fechamos a análise de conteúdos com o vídeo  Inteligência Artificial - IBM, que aborda a experiência da empresa com o Watson e o seu processo evolutivo, não só em relação à rapidez no cruzamento de dados, mas também no desenvolvimento da habilidades de expressão. A demostração da IA da IBM aplicada a diversos segmentos da vida humana, nos dá a dimensão do quanto esse tipo de tecnologia pode contribuir para o aprimoramento de ações que envolvem qualidade de vida, saúde, locomoção, aprendizado, entre outros. Esse projeto, no qual a máquina aprende por si só, faz com que o Watson desperte curiosidade, mas também receios frente à interferência da máquina na realidade humana.

Na parte final da aula, eu, Elaine, Ana Claudia e Bárbara discutimos sobre a metodologia para o trabalho final e também alinhamos a entrega para a próxima aula, que será externa, e contará com a postagem de um relatório analítico sobre os trabalhos das turmas anteriores.

Comentários