Calendário da Disciplina - 2º semestre 2019






Calendário Aulas Novas Lógicas e Literacias Emergentes no Contexto da Educação em Rede: Práticas, Leituras e Reflexões
Ano 2019

Prof. Dr. Brasilina Passarelli
Prof. Titular do Departamento de Informação e Cultura – CBD
Vice-Diretora da Escola de Comunicações e Artes – ECA
Coordenadora Científica do NACE Escola do Futuro – USP

13/08 - AULA 1 – Apresentação da Disciplina e das Atividades: Alternância de relatorias semanais publicadas no Blog da Disciplina. Trabalho Final: Texto Coletivo
·       Programa da Disciplina
Apresentação da Disciplina e das Atividades: alternância de relatorias semanais publicadas no Blog da Disciplina; Trabalho Final: Texto Coletivo ;
Apresentação individual dos Alunos
Construção do blog da turma 2019 para publicação semanal das relatorias e cobertura de fotos/vídeos.
Apresentação das atividades na disciplina:
·         Resenhas individuais;
·         Texto coletivo;
·         Blog da turma;
·         Making Off.

       Exemplos: Blog da Turma 2013
                         Making off da Turma 2013
                         Blog da Turma 2018
                         Making off da Turma 2018
                         Textos Coletivos - na página de descrição da disciplina


20/08 - AULA 2 - Do Papiro à Internet - Multimídia e Narrativa Não-Linear - Mac Luhan / Escola de Frankfurt / Interface Grafica
Programa da Disciplina
Do Papiro à Internet - um passeio pelas tecnologias de comunicação. Linha do Tempo sobre as grandes tecnologias:
https://www.youtube.com/watch?v=ppNCQ5cC5uA&feature=youtu.be A História da Informação

 Escola de Frankfurt (anos 20-45) e MacLuhan (década de 60)
https://youtu.be/yJIF3QldGKk Escola de Frankfurt
https://youtu.be/xQnItAqXQPY Escola de Frankfurt
https://vimeo.com/206112739 MacLuhan - O Profeta da Era Digital
https://youtu.be/fvRMpS-aGLE Entrevista com MacLuhan
https://medium.com/das-teorias/marshall-mcluhan-o-profeta-da-era-digital-89be96dc4818
http://blogteoria.blogspot.com/2008/05/marchall-mcluhan.html 
https://teoricosnocomando.wordpress.com/category/marshall-mcluhan/ Além do emissor/mensagem/receptor
Multimídia e a Narrativa Não-Linear - hipertexto, world wide web e implicações na sociedade
https://youtu.be/VtvjbmoDx-I Filme Lançamento Macintosh – 1984
A Revolução da informação – https://www.youtube.com/watch?v=-4CV05HyAbM&feature=youtu.be

27/08 - AULA 3 - Aula Externa : Resenhas Individuais   (MacLuhan / Escola de Frankfurt)
Programa da Disciplina
Aula Externa: Realização de Resenha
Escolher uma das obras abaixo e resenhar. Atividade individual. A resenha deve ser enviada em PDF (normas ABNT) para linapassarelli2@gmail.com  até a sexta-feira da mesma semana da aula externa. Também disponibilizar arquivos no blog da turma.
·         Max Horkheimer . Eclipse da Razão.
·         Theodor Adorno. Introdução à Sociologia
·         Herbert Marcuse . A dimensão estética
·         Walter Benjamin . A Obra de Arte na Época de Sua Reprodutibilidade Técnica
·         J. Habermas . Teoria da Ação Comunicativa
·         MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2008.

3/9 - RECESSO SEMANA DA PÁTRIA

10/9- AULA 4 - Discussão e Catatonia Paradigmática - Teorias de Aprendizagem
Programa da Disciplina
Discussão e Catatonia Paradigmática - Teorias de Aprendizagem

Apresentação individual das resenhas publicadas e discussão em sala de aula.
Catatonia Paradigmática e Novos Papéis para Alunos e Professores







https://youtu.be/qC_T9ePzANg Future of Education Essay
Learning Theories
http://www.millennium-project.org/projects/workshops-on-future-of-worktechnology-2050-scenarios/ The Millenium Project Learning Theories 2050
Para leituras e/ou pesquisas adicionais consultar:
Teaching in a digital age - Guidelines for designing teaching and learning for a digital age

17/09 AULA 5 - Aula Externa: Resenhas individuais de publicações
PASSARELLI, BRASILINA.; Mediação da informação no hibridismo contemporâneo: um breve estado da arte. Revista Ciência da Informação, v. 43, n.2, p. 231-240, 2015, issn: 1518-8353.
PASSARELLI, Brasilina.; PALETTA, Francisco Carlos. Living inside the NET:. Em: Brasilina Passarelli Joseph Straubhaar Aurora Cuevas-Cerveró. (Org.). Handbook of Research on Comparative Approaches to the Digital Age Revolution in Europe and the Americas. 1ed.Hershey. : IGI Global. 2015.v. 1, p. 1-15.
PASSARELLI, Brasilina.;  VETRITTI, Fabiana Grieco Cabral de Mello. #ConnectedYouthBrazil Research: Emerging Literacies in a Hyperconnected Society. Em: Brasilina Passarelli Joseph Straubhaar Aurora Cuevas-Cerveró. (Org.). Handbook of Research on Comparative Approaches to the Digital Age Revolution in Europe and the Americas. 1ed.Hershey. : IGI Global. 2015.v. 1, p. 171-191.
PASSARELLI, B.; SILVA, A. M. da; RAMOS, F. (Orgs.). e-Infocomunicação: estratégias e aplicações. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2014. Página 79 a 122.
Organização Fundação Telefônica. Juventude Conectada. São Paulo: Fundação Telefônica, 2014. Capítulo 1 e 2.
PASSARELLI, B.; JUNQUEIRA, A. H. Gerações Interativas Brasil - Crianças e Adolescentes Diante das Telas. São Paulo: Escola do Futuro/USP, 2012. Capítulo 1 e 2.

PASSARELLI, B.; Azevedo, J. (Orgs.). Atores em rede: olhares luso-brasileiros. São Paulo: Editora Senac SP, 2010. Página 63 a 78. Página 163 a 186.

24/09 - AULA 6 -Narrativas Transmídia  e Redes Sociais - Atores e Conversações .
·         Narrativas Transmedia - cuando todos los médios: https://hipermediaciones.com/2018/07/10/hacia-una-pedagogia-innovadora-para-la-universidad-sic/
·         Bruno Latour: Mapeamento de Controvérsias:  http://cis-india.org/internet-governance/blog/mining-the-web-collective
·         Changes of Tomorrow - Trends Transforming Societyhttps://www.hyperisland.com/changes-of-tomorrow
·      
Leituras complementares sugeridas:
Passarelli, B.; Azevedo, J. (Orgs.). Atores em rede: olhares luso-brasileiros. São Paulo: Editora Senac SP, 2010.
·         Prefácio de Gustavo Cardoso
·         Páginas 63 - 78
·         Páginas 163 - 186
CARDOSO, Gustavo. Sociología de las Pantallas. Barcelona: UOC (Universitat Oberta de Catalunya), 2013.
·         Páginas 11 - 19 (disponíveis)

01/10 - AULA 7 -  Reinventando a educação : ONLIFE  e Who Owns the Internet??
Luciano Floridi e o Oxford Internet Institute :
·         https://www.oii.ox.ac.uk/
·         http://www.jaronlanier.com/

8/10 - AULA 8 -  Inteligência Artificial e o  Futuro da Educação
Vídeos relacionados ao tema:
https://youtu.be/rMYiSnp3-Lg How Artificial Intelligence is going to take over education? 
The introduction of AI or Artificial Intelligence is a step that is creating waves in technology. One particular area that is going to be tremendously influenced by the introduction of Al is the field of education. It is time that educational institutions take advantage of technological advancements and modify their environments accordingly. With the current speed that everything has been updating and adapting, it won’t be long before we see Al playing a huge role in teaching. Here's how AI is going to shape education in the near future. 


https://youtu.be/WfZv2C2Kh_I
Global Artificial Intelligence (AI) in Education Market Research and Forecast 2018-2023


https://youtu.be/ZJixNvx9BAc machine leaning WIRED AI 

“Machine Learning: Living in the Age of AI,” examines the extraordinary ways in which people are interacting with AI today. Hobbyists and teenagers are now developing tech powered by machine learning and WIRED shows the impacts of AI on schoolchildren and farmers and senior citizens, as well as looking at the implications that rapidly accelerating technology can have. The film was directed by filmmaker Chris Cannucciari, produced by WIRED, and supported by McCann Worldgroup. 


 http://wrd.cm/15fP7B7 Also, check out the free WIRED channel on Roku, Apple TV, Amazon Fire TV, and Android TV. Here you can find your favorite WIRED shows and new episodes of our latest hit series Tradecraft. 

https://youtu.be/W95YlM5-iPk IBM AI em português 1 hora 
Inteligência Artificial, uma realidade de hoje. Conhece como a inteligência artificial está trocando a maneira como você vê o mundo e como Stephen Hawking previu que o desenvolvimento da inteligência artificial pode levar à extinção da raça humana.https://www.youtube.com/c/DiscoveryBR 

https://youtu.be/ZdHhs-I9FVo AI efemerização deep learning very good
Dr. Bernhard Schindlholzer is a technology manager working on Machine Learning and E-commerce. In this talk he gave at TEDx FHKufstein, Bernhard Schindlholzer contemplated the implications of ephemeralization - the ability of technological advancement to do "more and more with less and less until eventually you can do everything with nothing" - through artificial intelligence and machine learning. He explores the challenges that this technological approach poses to our economy and, furthermore, how they could be addressed by questioning established norms of our education systems. Dr. Bernhard Schindlholzer is a technology manager working on Machine Learning and E-commerce. 
https://youtu.be/0iZwYaO93Y4 Will AI replace teachers in 50 years? 

What will the school of the future look like? Will artificial intelligence replace our teachers? How will the education system cope with technological advances? WIll going to school still be necessary? Or will knowledge and studying be completely online? You want to support our project? We'd be happy for your support on Patreon, so that we can ensure top notch translations and put extra work into our channel! 
https://youtu.be/VwVg9jCtqaU google machine learning course 30min

Curso do Google sobre princípios da programação para inteligencia artificial

O campo da ciência da computação resumidos. Ciência da computação é o tema que estuda o que os computadores podem fazer e investiga as melhores maneiras que você pode resolver os problemas do mundo com eles. É um enorme campo sobreposição matemática pura, engenharia e muitas outras disciplinas científicas. Neste vídeo eu resumir tanto do sujeito como eu posso e mostrar como as áreas estão relacionados uns aos outros. 
https://youtu.be/yjUxmezRHhU biohacker implant leg

Ver Também:
https://youtu.be/_cYIvfS-knA AI generative learning platform 
https://youtu.be/-28gv8W8B0s This lecture considers the current reality of Artificial Intelligence in education and its transformative potential. What do we mean by the term 'AI'?


15/10 -AULA 9Aula Externa: contato com trabalhos anteriores - postar relatório
22/10 - AULA 10 Transhumanismo e Pós-Humanismo:  Nick Bostrom e Luc Ferry
https://www.fronteiras.com/conferencistas/luc-ferry


29/10 - AULA 11   Aula Externa: produção da versão 1.0 do trabalho final
 
05/11 - AULA 12 - Orientação para  texto coletivo em classe

12/11 - AULA 13– Aula Externa: Postar versão 2.0 do Texto Coletivo no Blog da Turma

19/11 - AULA 14 -  – Orientação para texto coletivo em classe

 26/11 - AULA 15 -  Seminário Making Off e  apresentação do Texto Coletivo e envio versão final 

Comentários