Calendário Aulas Novas Lógicas e Literacias Emergentes no Contexto da
Educação em Rede: Práticas, Leituras e Reflexões
Ano 2019
Prof. Dr. Brasilina Passarelli
Prof. Titular do Departamento de Informação e Cultura – CBD
Vice-Diretora da Escola de Comunicações e Artes – ECA
Coordenadora Científica do NACE Escola do Futuro – USP
13/08 - AULA 1 –
Apresentação da Disciplina e das Atividades: Alternância de relatorias semanais
publicadas no Blog da Disciplina. Trabalho Final: Texto Coletivo
· Programa da Disciplina
Apresentação da Disciplina e das Atividades: alternância de
relatorias semanais publicadas no Blog da Disciplina; Trabalho Final: Texto
Coletivo ;
Apresentação individual dos Alunos
Construção do blog da turma 2019 para publicação semanal das
relatorias e cobertura de fotos/vídeos.
Apresentação das atividades na disciplina:
·
Resenhas individuais;
·
Texto coletivo;
·
Blog da turma;
·
Making Off.
Exemplos: Blog da Turma 2013
Making off da Turma 2013
Blog da Turma 2018
Making off da Turma 2018
Textos Coletivos - na página de descrição da disciplina
Exemplos: Blog da Turma 2013
Making off da Turma 2013
Blog da Turma 2018
Making off da Turma 2018
Textos Coletivos - na página de descrição da disciplina
20/08 - AULA 2 - Do Papiro à Internet - Multimídia e Narrativa Não-Linear
- Mac Luhan / Escola de Frankfurt / Interface Grafica
Programa da Disciplina
Do Papiro à Internet - um passeio pelas tecnologias de
comunicação. Linha do Tempo sobre as grandes tecnologias:
https://www.youtube.com/watch?v=ppNCQ5cC5uA&feature=youtu.be A História da Informação
Escola de Frankfurt (anos 20-45) e MacLuhan (década de 60)
https://youtu.be/yJIF3QldGKk Escola de Frankfurt
https://youtu.be/xQnItAqXQPY Escola de Frankfurt
https://vimeo.com/206112739 MacLuhan - O Profeta da Era Digital
https://youtu.be/fvRMpS-aGLE Entrevista com MacLuhan
https://medium.com/das-teorias/marshall-mcluhan-o-profeta-da-era-digital-89be96dc4818
http://blogteoria.blogspot.com/2008/05/marchall-mcluhan.html
https://teoricosnocomando.wordpress.com/category/marshall-mcluhan/ Além do emissor/mensagem/receptor
Multimídia e a Narrativa Não-Linear - hipertexto, world wide web e implicações na sociedade
https://youtu.be/VtvjbmoDx-I Filme Lançamento Macintosh – 1984
A Revolução da informação – https://www.youtube.com/watch?v=-4CV05HyAbM&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=ppNCQ5cC5uA&feature=youtu.be A História da Informação
Escola de Frankfurt (anos 20-45) e MacLuhan (década de 60)
https://youtu.be/yJIF3QldGKk Escola de Frankfurt
https://youtu.be/xQnItAqXQPY Escola de Frankfurt
https://vimeo.com/206112739 MacLuhan - O Profeta da Era Digital
https://youtu.be/fvRMpS-aGLE Entrevista com MacLuhan
https://medium.com/das-teorias/marshall-mcluhan-o-profeta-da-era-digital-89be96dc4818
http://blogteoria.blogspot.com/2008/05/marchall-mcluhan.html
https://teoricosnocomando.wordpress.com/category/marshall-mcluhan/ Além do emissor/mensagem/receptor
Multimídia e a Narrativa Não-Linear - hipertexto, world wide web e implicações na sociedade
https://youtu.be/VtvjbmoDx-I Filme Lançamento Macintosh – 1984
A Revolução da informação – https://www.youtube.com/watch?v=-4CV05HyAbM&feature=youtu.be
27/08 - AULA 3 - Aula Externa : Resenhas Individuais (MacLuhan / Escola de Frankfurt)
Programa da Disciplina
Aula Externa: Realização de Resenha
Escolher uma das obras abaixo e resenhar. Atividade
individual. A resenha deve ser enviada em PDF (normas ABNT) para linapassarelli2@gmail.com
até a sexta-feira da mesma
semana da aula externa. Também disponibilizar arquivos no blog da turma.
·
Max Horkheimer . Eclipse da Razão.
·
Theodor Adorno. Introdução à Sociologia
·
Herbert Marcuse . A dimensão estética
·
Walter Benjamin . A Obra de Arte na Época de Sua
Reprodutibilidade Técnica
·
J. Habermas . Teoria da Ação Comunicativa
·
MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como
extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2008.
3/9 - RECESSO SEMANA DA PÁTRIA
10/9- AULA 4 - Discussão e Catatonia Paradigmática - Teorias de Aprendizagem
10/9- AULA 4 - Discussão e Catatonia Paradigmática - Teorias de Aprendizagem
Programa da Disciplina
Discussão e Catatonia Paradigmática - Teorias de
Aprendizagem
Apresentação individual das resenhas publicadas e discussão em sala de aula.
https://youtu.be/qC_T9ePzANg
Future of Education Essay
http://107.22.164.43/millennium/Education-2030.html The Millenium Project
Learning Theories
http://www.millennium-project.org/projects/workshops-on-future-of-worktechnology-2050-scenarios/ The Millenium Project Learning Theories 2050
http://www.millennium-project.org/projects/workshops-on-future-of-worktechnology-2050-scenarios/ The Millenium Project Learning Theories 2050
Para leituras e/ou pesquisas adicionais consultar:
Teaching in a digital age - Guidelines for designing teaching
and learning for a digital age
17/09 AULA 5 - Aula Externa: Resenhas individuais de publicações
PASSARELLI, BRASILINA.; Mediação da informação no hibridismo
contemporâneo: um breve estado da arte. Revista Ciência da Informação, v. 43,
n.2, p. 231-240, 2015, issn: 1518-8353.
PASSARELLI, Brasilina.; PALETTA, Francisco Carlos. Living
inside the NET:. Em: Brasilina Passarelli Joseph Straubhaar Aurora
Cuevas-Cerveró. (Org.). Handbook of Research on Comparative Approaches to the
Digital Age Revolution in Europe and the Americas. 1ed.Hershey. : IGI Global.
2015.v. 1, p. 1-15.
PASSARELLI, Brasilina.;
VETRITTI, Fabiana Grieco Cabral de Mello. #ConnectedYouthBrazil
Research: Emerging Literacies in a Hyperconnected Society. Em: Brasilina
Passarelli Joseph Straubhaar Aurora Cuevas-Cerveró. (Org.). Handbook of
Research on Comparative Approaches to the Digital Age Revolution in Europe and
the Americas. 1ed.Hershey. : IGI Global. 2015.v. 1, p. 171-191.
PASSARELLI, B.; SILVA, A. M. da; RAMOS, F. (Orgs.). e-Infocomunicação: estratégias e aplicações. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2014. Página 79 a 122.
PASSARELLI, B.; SILVA, A. M. da; RAMOS, F. (Orgs.). e-Infocomunicação: estratégias e aplicações. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2014. Página 79 a 122.
Organização Fundação Telefônica. Juventude Conectada. São
Paulo: Fundação Telefônica, 2014. Capítulo 1 e 2.
PASSARELLI, B.; JUNQUEIRA, A. H. Gerações Interativas Brasil - Crianças e Adolescentes Diante das Telas. São Paulo: Escola do Futuro/USP, 2012. Capítulo 1 e 2.
PASSARELLI, B.; JUNQUEIRA, A. H. Gerações Interativas Brasil - Crianças e Adolescentes Diante das Telas. São Paulo: Escola do Futuro/USP, 2012. Capítulo 1 e 2.
PASSARELLI, B.; Azevedo, J. (Orgs.). Atores em rede: olhares luso-brasileiros. São Paulo: Editora Senac SP, 2010. Página 63 a 78. Página 163 a 186.
24/09 - AULA 6 -Narrativas Transmídia e Redes Sociais - Atores e Conversações .
·
Narrativas Transmedia - cuando todos los médios:
https://hipermediaciones.com/2018/07/10/hacia-una-pedagogia-innovadora-para-la-universidad-sic/
·
Bruno Latour: Mapeamento de Controvérsias: http://cis-india.org/internet-governance/blog/mining-the-web-collective
· Changes of Tomorrow - Trends Transforming
Society: https://www.hyperisland.com/changes-of-tomorrow
·
Leituras complementares sugeridas:
Passarelli, B.; Azevedo, J. (Orgs.). Atores em rede: olhares
luso-brasileiros. São Paulo: Editora Senac SP, 2010.
·
Prefácio de Gustavo Cardoso
·
Páginas 63 - 78
·
Páginas 163 - 186
CARDOSO, Gustavo. Sociología de las Pantallas. Barcelona:
UOC (Universitat Oberta de Catalunya), 2013.
·
Páginas 11 - 19 (disponíveis)
01/10 - AULA 7 - Reinventando a educação : ONLIFE e Who Owns the Internet??
Luciano Floridi e o Oxford Internet Institute :
8/10 - AULA 8 - Inteligência Artificial e o Futuro da Educação
Vídeos relacionados ao tema:
https://youtu.be/rMYiSnp3-Lg How Artificial Intelligence is going to take over education?
https://youtu.be/ZdHhs-I9FVo AI efemerização deep learning very good
What will the school of the future look like? Will artificial intelligence replace our teachers? How will the education system cope with technological advances? WIll going to school still be necessary? Or will knowledge and studying be completely online? You want to support our project? We'd be happy for your support on Patreon, so that we can ensure top notch translations and put extra work into our channel!
Curso do Google sobre princípios da programação para inteligencia artificial
O campo da ciência da computação resumidos. Ciência da computação é o tema que estuda o que os computadores podem fazer e investiga as melhores maneiras que você pode resolver os problemas do mundo com eles. É um enorme campo sobreposição matemática pura, engenharia e muitas outras disciplinas científicas. Neste vídeo eu resumir tanto do sujeito como eu posso e mostrar como as áreas estão relacionados uns aos outros.
Vídeos relacionados ao tema:
https://youtu.be/rMYiSnp3-Lg How Artificial Intelligence is going to take over education?
The introduction of AI or Artificial Intelligence is a step that is creating waves in technology. One particular area that is going to be tremendously influenced by the introduction of Al is the field of education. It is time that educational institutions take advantage of technological advancements and modify their environments accordingly. With the current speed that everything has been updating and adapting, it won’t be long before we see Al playing a huge role in teaching. Here's how AI is going to shape education in the near future.
https://youtu.be/WfZv2C2Kh_I
Global Artificial Intelligence (AI) in Education Market Research and Forecast 2018-2023
Global Artificial Intelligence (AI) in Education Market Research and Forecast 2018-2023
https://youtu.be/ZJixNvx9BAc machine leaning WIRED AI
“Machine Learning: Living in the Age of AI,” examines the extraordinary ways in which people are interacting with AI today. Hobbyists and teenagers are now developing tech powered by machine learning and WIRED shows the impacts of AI on schoolchildren and farmers and senior citizens, as well as looking at the implications that rapidly accelerating technology can have. The film was directed by filmmaker Chris Cannucciari, produced by WIRED, and supported by McCann Worldgroup.
http://wrd.cm/15fP7B7 Also, check out the free WIRED channel on Roku, Apple TV, Amazon Fire TV, and Android TV. Here you can find your favorite WIRED shows and new episodes of our latest hit series Tradecraft.
https://youtu.be/W95YlM5-iPk IBM AI em português 1 hora
Inteligência Artificial, uma realidade de hoje. Conhece como a inteligência artificial está trocando a maneira como você vê o mundo e como Stephen Hawking previu que o desenvolvimento da inteligência artificial pode levar à extinção da raça humana.https://www.youtube.com/c/DiscoveryBR
https://youtu.be/ZdHhs-I9FVo AI efemerização deep learning very good
Dr. Bernhard Schindlholzer is a technology manager working on Machine Learning and E-commerce. In this talk he gave at TEDx FHKufstein, Bernhard Schindlholzer contemplated the implications of ephemeralization - the ability of technological advancement to do "more and more with less and less until eventually you can do everything with nothing" - through artificial intelligence and machine learning. He explores the challenges that this technological approach poses to our economy and, furthermore, how they could be addressed by questioning established norms of our education systems. Dr. Bernhard Schindlholzer is a technology manager working on Machine Learning and E-commerce.
https://youtu.be/0iZwYaO93Y4 Will AI replace teachers in 50 years?
What will the school of the future look like? Will artificial intelligence replace our teachers? How will the education system cope with technological advances? WIll going to school still be necessary? Or will knowledge and studying be completely online? You want to support our project? We'd be happy for your support on Patreon, so that we can ensure top notch translations and put extra work into our channel!
https://youtu.be/VwVg9jCtqaU google machine learning course 30min
Curso do Google sobre princípios da programação para inteligencia artificial
https://youtu.be/SzJ46YA_RaA computer science
O campo da ciência da computação resumidos. Ciência da computação é o tema que estuda o que os computadores podem fazer e investiga as melhores maneiras que você pode resolver os problemas do mundo com eles. É um enorme campo sobreposição matemática pura, engenharia e muitas outras disciplinas científicas. Neste vídeo eu resumir tanto do sujeito como eu posso e mostrar como as áreas estão relacionados uns aos outros.
Ver Também:
https://youtu.be/_cYIvfS-knA AI generative learning platform
https://youtu.be/fwAimA47sg8 AI learn
https://youtu.be/-28gv8W8B0s This lecture considers the current reality of Artificial Intelligence in education and its transformative potential. What do we mean by the term 'AI'?
15/10 -AULA 9– Aula Externa: contato com trabalhos anteriores - postar relatório
22/10 - AULA 10 – Transhumanismo e Pós-Humanismo: Nick Bostrom e Luc Ferry
https://www.fronteiras.com/conferencistas/luc-ferry
https://www.fronteiras.com/conferencistas/luc-ferry
29/10 - AULA 11 – Aula Externa: produção da versão 1.0 do trabalho final
05/11 - AULA 12 - Orientação para
texto coletivo em classe
12/11 - AULA 13– Aula Externa: Postar versão 2.0 do Texto
Coletivo no Blog da Turma
19/11 - AULA 14 - – Orientação para texto coletivo em classe
26/11 - AULA 15 - Seminário Making Off e apresentação do Texto Coletivo e envio
versão final
Comentários
Postar um comentário